Procurando algo específico?

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Não sei


Um dia, vi uma pequena garotinha dizer á sua mãe:

- Mãe, um menino na escola me pediu em namoro, acho que eu vou aceitar porque ele gosta tanto de mim...
- Mas filha, você não tem que aceitar só porque ele gosta de você. Você gosta dele?
- Não sei.
- Você não tem obrigação de ficar com uma pessoa só porque ela gosta de você. Tem de ver é se você gosta dele também.

A mãe até que estava certa, mas como a garotinha poderia saber? Como ela poderia chegar a um veredicto em relação aos seus sentimentos? Essa receita a mãe não deu. Mas tudo bem, porque a menina não tinha nem dez anos. Mas e eu fico me perguntando quantas milhares de conversas muito parecidas com essa não acontecem todos os dias com pessoas muito mais velhas. Quantos casais lindos e experiências maravilhosas não chegam a existir apenas por causa desse "não sei". Quantas coisas interessantes não deixaram de acontecer, quantas declarações nunca viram a luz do dia, quantos programas nunca foram marcados? Quantas amizades nunca foram feitas? Quantas vidas deixaram de ser mudadas?

"Não sei". É claro que você não sabe. Ninguém sabe. Filósofos que tinham o costume de pensar nas coisas de maneira muito mais profunda do que você viveram e morreram sem conseguir saber isso de maneira definitiva. Nos cálculos de custo benefício que fazemos para a vida, temos que arredondar os números para simplificar a conta. Se calcularmos as variáveis menores, as miudezas que vem depois da vírgula, nunca agiremos, pois estas levam uma eternidade para serem avaliadas, e mesmo depois que conseguimos identificar todas, elas são tantas que não conseguimos fazer a conta direito.

A incerteza é o tempero da vida. Eu aplaudo de pé aqueles que olharam a incerteza e avançaram. Aqueles que enxergavam dúvida não só em seus corações mas nos corações alheios e foram fortes por eles e pelos outros num momento de estagnação. Aqueles que deram um passo á frente quando a vida perguntou: quem vai se arriscar? Aqueles que, enquanto os outros estavam ali fazendo cálculos, eles viraram a mesa, derrubaram os papéis e disseram: vamos agora!

Não é fácil fazer isso, nunca foi. Mas a vida está passando e as oportunidades junto com ela, muito cuidado com o que você deixa passar. Empolgação é como todo o sentimento, ele morre por inanição muito rápido se não alimentado constantemente, e nada melhor do que ação para dar um tempero a mais ás coisas.

A vida é feita de escolhas, algumas fáceis, outras difíceis...

Se você acha que não sabe jogue uma moeda para decidir, assim que ela estiver no ar tenho certeza que você vai descobrir o que quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário