Procurando algo específico?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Manual social - Presentes


Toda a ação ou postura social considerada adequada segue o mesmo princípio: não desagradar, incomodar ou constranger os outros. Todas as regraas de etiqueta e boa convivência se baseiam nesse respeito pelo espaço do próximo. Muitas dessas regras podem não se aplicar (ou se aplicar em menor grau) a amigos íntimos, namorados ou membros de família. Mas deixando estes detalhes de lado aí vão algumas coisinhas a respeito de ganhar e dar presentes que eu aprendi com minha criação:

1. Receber: Nem é preciso dizer que a primeira maneira de demonstrar consideração é fazer o máximo para se mostrar tanto surpreso quanto feliz pelo presente. Não importa o quanto você não gostou, sorria, agradeça e use o presente na primeira oportunidade que tiver de forma que a pessoa veja você usando. Mesmo que a pessoa lhe disser que pode trocar se quiser, nunca o faça. Só se troca tamanho, nunca modelo. Você tem que parecer sincero, então não diga: "legal". Se esforce para identificar qualidades únicas do presente e as coisas que você pretende fazer com ele. Se está numa festa, mostre-o para outras pessoas mencionando quem o deu e o quanto você gostou. Receber um presente automaticamente cria em você a obrigação social de agradecer, no caso de datas comemorativas pessoais, como seu aniversário, ou comemoração de algum objetivo que você alcançou, não é necessário retribuir com outros presentes na mesma ocasião, mas você deverá se lebrar deles para próxima ocasião festive que tiver. Mas em datas como natal e páscoa, você tem de estar preparado.

2.Dar: Presentear é complicado. Você não pode dar um presente caro demais, senão cria na pessoa a obrigação de te retribuir a altura, e pode ser que ela não tenha capacidade para tal, o que irá constrangê-la, e isso viola nossa lei de boa convivência. Também não pode dar presentes baratos demais, porque isso demonstra desconsideração e desprezo pelo valor que a pesssoa tem por você, é melhor dar apenas um cartão escrito á mão do que um presente de 1,99. Portanto o valor ideal do presente é: o máximo que aquela pessoa poderia pagar num presente. Nunca leve sem embrulho, isso passa imagem de desorganização e de que o presente foi arranjado de última hora, ou seja: você esqueceu, ou seja: você não tem consideração. Outro ponto importante a se lembrar é que não se dá presente através de terceiros a não ser que isso seja absolutamente inevitável. Entregue em mãos, isso mostra consideração. Caso não possa, peça desculpas por não poder no cartão que vem junto com o presente, o mesmo se aplica a atrasos. Presentear pessoas com coisas que são suas é para amigos muito íntimos, que conhecem o valor que você dá ao que tem, nunca faça isso com pessoas socialmente distantes de você.

3.Presentes de terceiros: Quando uma pessoa recebe um presente, conte um minuto. Durante esse tempo, não o toque, nem peça para ver a não ser que lhe seja oferecido. Querer tirar o presente da mão do presenteado assim que ele o abre não é muito educado, parece que você está fazendo questão de mostrar o quanto você gostaria de ganhar um daquele também, logo mostra que você está insatisfeito com o seu, o que é uma desfeita para a pessoa que lhe deu um presente (ou pretende fazê-lo). Se uma pessoa lhe pede ajuda para escolher o presente para uma terceira, você não ira revelar esse fato, é feio quando a pessoa recebe um presente e você estica o pescoço lá detrás de quem está dando o presente e grita: "Eu ajudei a escolher ein?" Parece que você está mendigando agradecimento, reclamando sua porção de gratidão da pessoa que recebeu. Lembre-se, a pessoa pediu sua ajuda na escolha, você não ajudou a pagar e nem teve a iniciativa de comprar, logo, o mérito é dela, não seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário