Procurando algo específico?

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Metáfora XVIII



Se um estagiário que ganha 500 reais e acabou de abrir a conta pedir um empréstimo de, digamos: 100.000 reais, é provável que o gerente ria da cara dele e nem o leve á sério. Porém, se um concursado que ganha 13.000 por mês e tem conta á dez anos fizer a mesma coisa, aí a história é outra. Qual é a diferença entre os dois? Porque um tem crédito e o outro não?

Bem, o banco (assim como todo mundo nesse planeta) não quer perder dinheiro, logo, porque ele emprestaria 100.000 para um jovem que tem exatamente o perfil de uma pessoa que não vai poder pagar? O risco que o banco corre é muito grande, logo, é melhor reunir as informações sobre o cliente e, a partir delas, estipular um crédito. Se o estagiário pedisse um valor em torno de 200 reais, isso seria perfeitamente aceitável.

O crédito do cliente e estipulado pelo tempo que ele tem a conta, o tanto que ele ganha e, principalmente, sua estabilidade financeira. Uma certa média entre estas três variáveis é feita para se determinar quanto o banco está disposto á emprestar para aquele cliente.

Agora imagine um banco que funciona quase deste jeito, com duas diferenças:

1. A variável de maior peso na avaliação do seu crédito não é o tanto que você ganha ou seu tempo de conta, mas sim sua estabilidade financeira, ou seja, o que mais vai pesar é o tamanho do comprometimento que você mostra em pagar suas dívidas, não a capacidade em fazê-lo.

2. A taxa de juros é zero. O banco não vai cobrar um centavo a mais de você, ele vai ter dar uma quantia e esperar exatamente o mesmo de volta, nem mais nem menos. O banco não tem a menor intenção de lucrar em cima de você, ele te empresta 1.000 e não se importa se você vai pagar em 100 vezes de 10, contanto que você não atrase nenhuma parcela.

Agora imagine que você a pouco tempo abriu uma conta nesse banco e depositou uma quantia significativa de dinheiro. Apenas um dia depois, o banco lhe diz que seu crédito é X, onde X é um valor pelo menos 100 vezes maior que o seu depósito. Você chega a se perguntar como é possível ter crédito aprovado com tanta facilidade e até se pergunta se aquilo não é um golpe. Mas o que o novo correntista se esquece é que esse banco não avalia só correntistas próprios, ele observa os potenciais clientes muito antes destes paterem ás suas portas. Afinal, a variável de maior peso para a avaliação de crédito é: "Esse cliente é confiável?" e não "esse cliente é rico?".

O banco já havia observado o modo como você trata suas dívidas e o seu grau de comprometimento com suas obrigações, ele já havia observado coisas minúsculas que diziam muito sobre você, como por exemplo seus planos de longo prazo, no que você gasta seu dinheiro e em quanto tempo ele acaba, emfim, o banco já traçou seu perfil antes de abrir sua conta. Ou seja, se ele disse que você tem um crédito muito alto á juro zero e com prazos flexíveis, confie.

Você deve ter sido bem avaliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário