Procurando algo específico?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O jogo


O termo PUA é uma abreviação de "Pick Up Artist", gíria americana antiga que hoje está relacionada com o ato de "pegar/ficar" com outras pessoas através do uso de técnicas de sedução. Nas últimas décadas, o conhecimento na área de psicologia, combinado com extensas observações dos chamados "sedutólogos" produziu muitos livros, video-aulas, palestras e até reality shows basedos em vender um novo produto:

A habilidade de pegar mulher.

Da mesma maneira que cosméticos são o segundo maior mercado do mundo apenas porque a grande maioria das mulheres que caminha sobre a terra não se sente bonita sem eles, a habilidade de seduzir mulheres é um "produto" rentável porque quase todos os homens heterossexuais do mundo consideram isso uma demonstração direta e objetiva de seu valor e poder.

Por causa disso, o movimento não demorou a se propagar, comunidades de PUA's começaram a surgir em todo mundo e homens liam livros e mais livros para desvendar os segredos dessa técnitca secreta que os faria virarem casanovas super cobiçados. Homens aparentemente bem-sucedidos e populares revelavam seus segredos e enriqueciam com a necessidade masculina de ser "o caçador."

Quase toda a metodologia da sedução tem um respaldo científico, claro. Muitas das técnicas empregadas pelos PUA's usam desde hipnose e programação neurolinguística até coisas simples como psicologia reversa. Muito do conhecimento que eles produziram é extremamente útil e realmente há livros que todos os homens deveriam ler.

Porém, aprender a falar "Hi, how are you" e "My name is Fulano" não faz de você um falante de inglês. Assim como tocar uma música do legião urbana no violão não faz de você um músico e saber dois passos de forró não faz de você um dançarino.

O conhecimento que os sedutólogos produziram não vai necessáriamente criar homens confiantes e seguros. O conjunto de técnicas pode até ter sua eficácia, mas o que vai transformar o homem é o auto-aprimoramento, e este, na minha opinião, não começa em bares ou boates. Ego é um balão sem nó, é fácil enchê-lo com um sopro, mas ele vai esvaziar na mesma velocidade pelo mesmo buraco que foi enchido. Aqueles que depositam na sedução a esperança de serem felizes se esquecem que sedução é um jogo, e num jogo, por mais que você seja bom, você um dia vai perder.

Acredito sim que há homens extraordinários escondidos atrás de uma muralha de insegurança, pessoas incríveis que simplesmente não sabem vender o próprio produto e não podem contar com a iniciativa feminina. Acredito que muitos homens valorosos precisam apenas daquele empurrãozinho para serem notados. Porém, esses homens frequentemente cometem o erro de acreditar muito nas técnicas...

...e eles precisam em primeiro lugar acreditar em si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário