Procurando algo específico?

domingo, 25 de dezembro de 2011

Resiliência


Muitas vezes achamos que ser duro, resistente e inflexível é a solução para nossos problemas. Achamos que se formos firmes o suficiente, bateremos de frente com os problemas e eles se quebrarão perante nossa força de vontade inabalável. Pensamos que se nos recusarmos a sair da nossa posição, desviaremos nossos problemas do nosso caminho pelo simples fato de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Isso se chama resistência.

Porém, ser resistente não significa que você se recuperará facilmente caso sua força de vontade seja quebrada. Não garante que você aprenderá com seus erros e não voltará a repeti-los. Quanto mais duro é o material, mais difícil será de repará-lo. Poucas são as forças que derrubam o resistente, mas depois que ele é derrubado, recuperar-se não é fácil.

E é por isso que na vida deve-se cultivar a resiliência.

Ela não define o tanto de pressão que você aguenta, mas sim a sua capacidade de voltar ao seu estado normal depois de ser atingido. Sua capacidade de recuperação após os momentos de crise, o quão facilmente você junta os cacos e os cola de novo depois que algo o quebra.

Pense bem, ninguém é invencível, ninguém é imortal, todos estamos suscetíveis a sofrimento, logo por mais resistentes que sejamos, nunca estaremos acima de todas as adversidades da vida. Logo, não é a resistência que vai diminuir nosso sofrimento, e sim a resiliência. Tanto os fortes quanto os fracos irão sofrer um dia, mas por quanto tempo irão sofrer? Isso é a resiliência quem vai dizer.

O bambu é tão resistente quanto a maioria das árvores que crescem na china com ele, a única diferença é que ele tem a capacidade de facilmente voltar a se erguer depois de dobrar.

Os momentos de dificuldade nos testam, mas as lições trazidas com eles vem na hora que estamos limpando a bagunça, que estamos calculando as perdas da batalha travada, no momento em que estamos nos recuperando. Enquanto estamos sob fogo inimigo, sob a pressão do medo, da dúvida e da dor, pouco podemos ver á nossa frente, poucos são os julgamentos confiáveis que fazemos na turbulência da adversidade.

Resistência é importante, mas resiliência é imprescindível, afinal, como já dizia o sábio:

"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional"

Nenhum comentário:

Postar um comentário